OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de maio de 2014

AO SENHOR CELESTIAL DA NOSSA VIDA - EM VERSO



“ AO SENHOR CELESTIAL DA NOSSA VIDA ”


Ò MEU SENHOR!
               SENHOR do céu,
                                 da terra,
                              e do mar...
Eis que venho aqui ao teu altar,
para lhe proclamar
SENHOR de minha vida também!

Ó MEU SENHOR!
               SENHOR do mel
                                 da serra
                              e do  ar...
Eis que venho aqui ao teu altar
para lhe exaltar
SENHOR de minha lida amém!

E, dia a dia, divulgar suas boas novas, que são nosso esteio.
Ser nosso centeio que alimenta nosso crer.
E assim saber que ser cristão é em qualquer situação:
                              nos atos & atitudes,
                              nos comportamentos & convivências.
                              E que não será só aqui,
                              em missa ou culto,
                              em igreja ou templo;
                              seja em  qualquer hora,
                              esteja em qualquer lugar.

Saberei/saberemos que não És como uma auto-carta de indulgência
                                 de meus pecadilhos,
                                 de meus pecados maiores.
Saberei/saberemos que não És como um auto-passaporte
                                  a um Éden no céu,
                                  a um purgatório.
Saberei/saberemos que não És como uma auto-clemência
                                  para termos uma pós-morte com vida eterna,
                                  para termos  uma pré-sorte num juízo final!!!
Sejamos mesmo imagem e semelhança: façamos de ti um paradigma em aliança...


                               
   

FOI A DEUS - EM ESPIRITO SANTO QUE BUSQUEI - NO DIA DO SANTO ESPÍRITO SANTO



No dia do Espirito Santo, 
que recaia sobre vós a sua graça derramada!

“ FOI À DEUS – EM ESPÍRITO SANTO”


Foi a DEUS,
foi  a DEUS,
foi a  DEUS,
que eu busquei num momento de aflição...
e disse adeus
e disse adeus
e disse adeus
ao que ocorreu a tamanha sofreguidão...

No espírito Santo de Deus...

Por isso venho aqui exaltar:
que se estou um paz,
                      ao Pai celestial devo tanto,
                      e portanto
                      não estarei só a buscá-lo
                     quando houver o tormento e a escuridão.
                      Mas estarei agora a louvá-lo
                      quando há um bom momento em iluminação!


Em 1990 como precisei Dele e ele veio me acalmando, me alentando, me trouxe de novo a vida que desfalecia na alma.
 E esta canção me foi inesquecível, sentia algo inexplicável, 
com certeza algo agia ao que reagia...








25 de maio de 2014

UM DIA COM SANTA SARA KALI, PADROEIRA DOS CIGANOS - EM COPACABANA, PELO SEU DIA




Há pouco tempo atrás uma amiga que se auto denomina Anita ( de Ana ) Gitana ( por conta de sua empatia com os ciganos ) me falou dessa Santa Sara Kali - que seria a padroeira dos ciganos.

E sempre me falava de um local em Copacabana que teria uma imagem de culto e louvação a ela. Eis que chegou esse dia de lá ir, perto do Posto 7 de Copacabana num Parque Chamada Garota de Ipanema.

Sendo nestes dias 24 e 25 de maio celebrado seu dia aqui registro, ainda que não a cultue nem venere - mas como alguém que respeita as crenças e esse povo tão discriminado, venho aqui divulgar.

Abaixo coloco o link da wihikipédia de falando de sua vida que levaram a santificação. E um link de uma pessoa que fez uma postagem bem interessante em Blog quanto a Santa, Regina Lucia. Não deixem de ver e ler.

E salve Santa Sara Kali e seus devotos fazendo seus votos de luz e paz!




OS LINKS ABAIXO DEVEM SER COPIADOS E COLADOS
NA BARRA DE ENTRADA DA INTERNET:

Blog da Regina Lúcia - postagem sobre Santa Sara Kalil:

http://blogdareginalucia.blogspot.com.br/2012/02/santa-sara-no-garota-de-ipanema.html

Postagem da Wikipédia falando da Santa...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santa_Sara_Kali

Vídeos com oração, musica e história da Santa:













18 de maio de 2014

MUSEU ESPAÇO HISTÓRICO E CULTURAL DA HUMANIDADE - NO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS




Desde sempre, quando vamos uma nova cidade, nova localidade, até outro país, não é só passeando e se aventurando, deslocando em traslado pra lá e pra cá que o conhecemos. Tem gente que piora até: quer se divertir em baladas e dependendo da forma que seja nem precisa sair de onde veio. Uma forma de conhecer profundo é algo chamado MUSEU.

Alguns quase rimam museu com mausoléu, acham degradeé, dizendo que quem vive do passado é museu. Nesse ponto digamos que a dinâmica do museu pode ir além. Claro que os museus que falam da história são a materialização viva do processo histórico e dos tempos. De onde se tira que isso é algo de arquivo morto? Não e não, é demonstração das origens das sociedades, países e povos.

Conhecer o passado é dar um mergulho em busca das raízes do presente. Agora esquecem que há diversos tipos de museus além da história: há os de acervo e vernissage de artes plásticas, há os geológicos, físicos, os científicos. Há os geográficos, os culturais, até de tecnologia e modernidade como há em Paris, entre o tradicional do Louvre ao museu moderno de lá.

 E há os de arte, antiga e moderna. Nosso MAM e o de Niterói, erguidos da prancheta mais ousada futurista de Oscar Niemeyer é prova desse desprendimento do passado apenas. Ou há o Museu de Belas de artes, que já fui e tem quadros e exposições de esculturas. Mui belos. De concepção plástica atraente, mas o que mais vale é o conteúdo cultural  dentro dele.

Mama mia sempre quando viajava gostava de ir além de tudo nos museus, me trouxe esse gosto e culto. É uma forma de cultura e de conhecimento. De entendimento desse elo entre mundos distintos e no tempo. Aonde formos, onde estivermos, é maravilhoso o museu. Há até um que no Rio é chamado de Museu do Inconsciente – na arte de esquizofrênicos, ou seja, de integração. Da Imagem e do Som. Etc.

Há os museus mais personalizados do tipo do aeroespacial aqui perto em Campos dos Afonsos, das ferrovias em Engenho de Dentro e no Centro, até da Light no Centro de Cidade tem. Há ainda museus bucólicos tipo da Chácara do Céu. Museus de todos os tipos e formas pululam por aí, se mantém no que pode. Museu depende de subsídios e da venda de ingressos – então que se vá mais, inclusive de sua própria cidade!

 Dois que mais gostei na vida é o Imperial em Petrópolis, com suas relíquias do Brasil Imperial, da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro – que já foi a moradia da Monarquia e hoje é naturalista, inclusive com esqueletos de dinossauros e até uma múmia! Há o Histórico Nacional, também do Catete famoso por Getúlio Vargas, o da República. E gostei bem do Ipiranga em São Paulo, de exaltação a Independência.Em que podemos nos situar melhor na capacidade lógica e viajar na emoção do saber.

“ Um dia no museu ” – assim diria ser produtivo nele estar. Lembra o título “Uma noite no museu”? Diferença básica: o do cinema era pra entretenimento apenas na fantasia. Os que entramos eram pra darmos um passo na realidade e no conhecimento. Enriquecimento do ser pensante.

Há tempo tive uma descrição impressionante de Florença na Itália – onde floresceu as artes plásticas maiores, a cidade é quase um museu de arte a céu aberto, denotando cultura por vários pontos diversos da cidade. E claro seus museus são ímpares, os quadros e as esculturas renascentistas é a forma mais sublime que os artistas podiam doar pra humanidade em seu apogeu de técnica e beleza artística.
  
Sem contar que ainda existem em lugares já históricos por natureza: como os de Roma, do Vaticano, da Grécia antiga. A cada país europeu, latino-americano ( estes retratos da colonização espanhola com ares das civilizações pré-colombianas ), no oriente e pro aí vai, museus traz esse lastro cultural e deve ser fomentado, incrementado, pelos primórdios até os fins do tempos.

Quando viajar por terras estrangeiras com certeza que vou ao certo querer em museus estar. Não cabe apenas a locomoção pelas paisagens e cidades – mas conhecer a fundo aonde se vai.

E Museu colabora nisso. Pena que novas gerações não andam sendo incentivadas a adorar esses patrimônios da humanidade resguardados num lugar só. Porém eles resistem. Que visitem sempre! 

Legado regado a (re)conhecimento, viva os museus no seu dia e sempre, seja onde e quando for!

ABAIXO ALGUMAS SIGNIFICANTES IMAGENS DAQUI NO RIO E 
EM OUTRAS PARAGENS DE MUSEUS MUNDO AFORA -
E CLARO HÁ OUTROS, MUITOS OUTROS MAIS!

NO RIO..

Palácio do Catete, atual do Museu de República,
em evidência atual no filme sobre os últimos
momentos do Presidente Getúlio Vargas.

Da Quinta da Boa vista, já foi da família
imperial sua morada, hoje é naturalista.

Museu de belas artes no Centro do Rio que já fui com gosto
- sempre com belas exposições e eventos culturais.

Museu Imperial em Petrópolis - um passeio que
vale o ingresso no mergulho à época imperial da
Monarquia brasileira que em família e individual tanto fomos.

Museu de Arte Moderna, projetado por Oscar Niemeyer,
no início Aterro mais pro Centro
da Cidade - já fui em exposição de arte dita moderna
- atualmente está de figuras esculpidas em formato enorme
- não percam antes que saia de cartaz!

Museu de Arte de Niterói,
também  projetado por Oscar Niemeyer,
com ares de nave, futurista.

Museu do Inconsciente em Engenho de Dentro -
com arte advinda de socialização de internos
como problemas psiquiátricos, em especial
os esquizofrênicos - afinal os desequilibrados mentais são
humanos e são férteis na arte desde antes como Van Gogh.

Museu cheio de charme, meio Bucólico é o da Chácara do Céu!

Museu ferroviário em Engenho de Dentro

Museu ferroviário da Leopoldina, no Centro do Rio

Museu de aviação, aeroespacial nos Campos dos Afonsos,
em Vila Valqueire, subúrbio do Rio

Museu do Ipiranga em São Paulo, homenagem
a Independência do Brasil.

Museu do Louvre em  Paris - o muito celebrado
Museu da França, onde abriga grandes obras,
em especial claro a Monalisa de Leonardo da Vinci.

Museu de arte moderna de Paris - atualizíssimo 
com as novas tendências da arte.

Museu em Florença - na Praça de Signória.

O museu de Florença na Itália.

Museu Nacional de Roma

Museu Vittório Emanuelle em Roma 

Museu do Vaticano - onde tem as grandes obras
 sacras e do genial Michelangelo.

Museu na Grécia - monumento em forma
de Partenon da Grécia Antiga.

O famosíssimo Museu Guggenheim 
em Bilbao na Espanha.

Museu dos descobrimentos em Belmont Portugal.

 Museu da língua Portuguesa em Lisboa.


Museu de New York - EUA

Museu de arte da Pensilvânia nos EUA.


Museu antigo na Cidade do México.

Museu de arte moderna na Cidade do México.

Museu histórico do Peru

Um curioso Museu sobre obras com metais nobres,
em especial o Ouro incaico - em Lima, Peru.
















16 de maio de 2014

LEMBRANÇAS E CONSIDERAÇÕES SOBRE NOVA FRIBURGO NO RIO - ESPECIALMENTE NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE



Nova Friburgo é uma cidade serrana que vez ou outra íamos. Tem um ar europeu, mas com base brasileira. Alto da serra, é bem fria quando fora do verão por seu clima tropical de altitude  e até por isso é atraente. Um bom lugar, com praças bem cuidadas, boas construções, ótimo pra passeio e algumas compras, em especial de doces e queijos e artesanatos. E assim,  fomos em família pra lá em diversas ocasiões. Tem horas que nem parece Rio de Janeiro – mas é com orgulho pra nós.






O município também é conhecido como a Capital Nacional da Moda íntima, por sua enorme produção com grande variedade de modelos. Suas marcas estão começando a competir no mercado exterior, exportadora, em boa parcela da produção nacional de lingerie é produzida no município. Nova Friburgo é a segunda maior produtora de flores do Brasil, sendo superada apenas por Holambra, em São Paulo. Nos últimos anos, o município tem recebido muitos estudantes, que procuram as universidades do município, evitando os grandes centros.




 Chamada como Suíça brasileira, até por ser oriunda em seu desenvolvimento inicial por suíços, alem de alemães, entre outras etnias européias. Uma cidade bem mais organizada, limpa e bonita que o usual por aqui.  Quando novo minha família ia pra lá, na adolescência em diante passou a ser mais por excursão pela Igreja de Padre Miguel. Sempre foi um passeio e tanto, um portento de encanto essa cidade incrustada no alto da Serra. Nova Friburgo localiza-se a 846 m de altitude na sede do município. Um  marco importante de Nova Friburgo é o ponto geodésico aos pés de Getúlio Vargas, na mesma praça, que representa o ponto exato onde fica o centro do estado do Rio de Janeiro. E um diferente: o morro do cão.





Uma vez em incursão de carro com casal amigo foi por que houve um festival por lá, imprudentes descemos a serra e era um nevoeiro só! A descida íngreme a beira do precipício, só enxergávamos os   no meio da pista. Foi um alívio quando chegamos ao Rio são e salvos!Na última vez que lá estive foi com ex namorada de forma romântica: ficamos num chalé de hospedagem, andamos a cavalo, eu tão refratário a isso vejam só. De fato foi algo encantador a dois. 





Constante quando se lembram de falar do Estado do  Rio  de Janeiro é pelas praias, mas a serra é dessa forma acolhedora, em especial. Assim como Teresópolis, Petrópolis e Penedo, essa cidade vale vir com família, amigos e quem sabe com uma companhia enamorada. Lugar  propício, muito bom, mais puro, para restaurar os pulmões por quem  vai além do centro urbano, há lugares verdes com águas em riachos e rios, até corredeiras com torneios de caiaque e rafting . Uma cidade ímpar que seu lado campo alviverde enleva.



O município tem um forte apelo para o turismo devido à sua paisagem, aos seus rios e trilhas, e aos seus lugares bucólicos. A rede hoteleira instalada é a segunda do estado, perdendo apenas para a capital do estado, Rio de Janeiro. O distrito urbano é procurado por famílias e casais devido ao clima frio, à tranquilidade e ao romantismo. Friburgo possui também atrações afastadas de centro, procuradas por praticantes de ecoturismo e esportes de aventura. Um dos distritos mais conhecidos é o vilarejo de São Pedro da Serra.



Tudo isso falando por conta de mais um aniversário da Cidade – parabéns! Nova Friburgo que tão bons momentos passamos e receptiva faz de todos visitantes bem-vindos.

UM PEQUENO ÁLBUM EM FAMÍLIA EM NF -  MAIS ANTIGO:

Fingindo ser "Sansão" em frente ao forúm.

Paizão na praça em frente a Igreja de lá.

Construção em forma de castelo no Centro.

As bandeiras em praça em frente ao castelinho do Centro.

Eu descendo do teleférico de NF.

EM ÁLBUM MAIS RECENTE:

Subida ao alto do Teleférico.

Mama fazendo pose na praça arborizada

Eu num momento de descanso no banco da praça no Centro