OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































29 de março de 2014

CURITIBA A CIDADE QUE ME FOI UM SORRISO DE VIDA - PARABÉNS EM SEU ANIVERSÁRIO DE 321 ANOS



Nos idos anos 80, em excursão pra Foz Iguaçu ( Cataratas ), pela extinta Soletur, com papi e mami, fizemos passagem por diversos pontos do Paraná - como gostamos no caminho de estar em Maringá, Cascavel, Londrina - mas em especial Curitiba, a chamada cidade sorriso - e de fato todos lá foram simpáticos a nós.

Um garçom vejam só deixou cair algo em mim e mais de mil vezes pediu desculpa, pois lá é um povo bem mais educado. E a cidade limpa, organizada e ordeira, não sei como é hoje, de encher os olhos. O garoto que toma conta dos carros era legal, todos se prontificavam pra ajudar.


Adorei a cidade e sabendo que hoje 29/03 faz 321 anos, não posso deixar passar em branco - fazendo jus a sua denominação popular, abro um sorriso de sua boa lembrança em  passagem por essas paragens.

Parabéns a cidade e seus moradores, houvesse outro lugar pra morar seria lá com certeza!







27 de março de 2014

DRAMATURGOS NA DRAMATURGIA TEATRAL - ALGUNS CELEBRES CEREBRAIS E ALMA DO TEATRAL - NO DIA MUNDIAL DO TEATRO


 com 


Dramaturgos em dramaturgia – eis um escritor que nem sempre é tão lembrado como deveria, até porque o teatro é reverenciado, mas sem o sucesso das artes mais populares neste país com parca divulgação e propagação de cultura maior. Como tem seu público cativo, mais ainda se tratando nos países de primeiro mundo estrangeiros, eles são uma categoria ímpar.

Não escrevem livros, mas roteiros teatrais. Só que alguns com tanto talento que podemos dizer tratar sim de escritos de primeira linha. Alguns dramáticos, outros trágicos, muitos em humor, outras tantos em musicais. Ou adaptações literárias ou cinematográficas. Ou de monólogos. Ou teatro de entretenimento. Ou teatro de vanguarda. Outros de engajamento político ou social. Teatro é um retrato de significados.

Mas cada qual dá o seu melhor e muitas ficaram na história. Os mais famosos são mais marcantes no mundo teatral, nacional  ou estrangeiro.  Alguns eu vi, outros sei de ler e saber. Admiro esses escritores que no palco transformam realidades, sonhos, risos, em cenas de palco. Alguns vertem prosa lírica nos personagens que quase declamam. Outras são mais leves, como o de forma boulevard, nos faz tanto sorrir, distrair.

Todos sem exceção têm em si, os enredos e tramas, em formato intimista, que o teatro fomenta, e que mesmo assim uma grandiosidade que forceja.

Dramaturgia rima com poesia e no fundo é, na rima da fala, no palavreado para o cenário  e palco de teatro que representa o mundo em metáforas ou representações em seus diálogos.

Dramaturgo: que tal lembrar os mais conhecidos e os mais reconhecidos? Os menos que não sejam detratados por isso. Os criadores geniais da concepção.

Deles vem a fonte de inspiração que materializa na concretização  feita como fosse de um ourives a joia teatral por meio de atores, diretores, cenógrafos e todos profissionais atrás das coxias.


O exemplo vem de cima da criatividade com imaginação, cerebrais e de alma,  no topo do sucesso que passam gerações teatrais...

ALGUNS EMÉRITOS DRAMATURGOS CONSAGRADOS DA ERA MODERNA...

ESTRANGEIROS...

William Shakespeare

Molieri

 Arthur Miller

Gore Vidal


Harold Pinter

Tennessee Williams

Bertold Brecht

 Dario Fo

Eugène Ionesco

Garcia Lorca

Luigi Pirandello

Maxim Gorki

Samuel BECKETT

Tchecov

Ibsen

Agatha Christie



ALGUNS NACIONAIS... 

 
Gil Vicente

Ariano Suassuna

Augusto Boal

Dias Gomes

Domingos de Oliveira

Gianfrancesco Guarnieri

Oduvaldo Vianna Filho

 Paulo Pontes
Plínio Marcos

Nelson Rodrigues

Naum Alves de Souza

 
Maria Claro Machado



ALGUMAS OBRAS PRINCIPAIS DE ALGUNS DOS CITADOS AQUI:

INGLATERRA
William SHAKESPEARE :
Hamlet, Romeu & Julieta, MacBeth, A Megera Domada, Rei Lear, A Comédia dos Erros, Sonhos de Uma Noite de Verão, Otelo, Ricardo III, Henrique V, Muito Barulho Por Nada 

NORUEGA 
Henrik IBSEN – O Inimigo do Povo, Casa de Bonecas 

IRLANDA 
Samuel BECKETT – Esperando Godot 
George BERNARD SHAW – Pigmaleão (My Fair Lady) 

ALEMANHA 
Bertolt BRECHT – A Vida de Galileu, Mãe Coragem e Seus Filhos 
Johann Wolfgang von GOETHE – Fausto 

ITÁLIA 
Luigi PIRANDELLO – Seis Personagens à Procura de um Autor 
Dario Fo – Morte Acidental de Um Anarquista 

PORTUGAL 
Gil Vicente – O Auto da Barca do Inferno 

FRANÇA 
Jean-Baptiste MOLIÈRE – O Avarento, Tartufo 
Jean Paul SARTRE – Entre Quatro Paredes, Orfeu Negro 

RÚSSIA 
Anton TCHEKHOV – As 3 Irmãs, Tio Vânia 
Maxim GORKY – Pequenos Burgueses 

ESTADOS UNIDOS 
Tennessee Williams – Um Bonde Chamado Desejo, Doce Pássaro da Juventude 
Arthur Miller – Morte de Um Caixeiro Viajante 

INGLATERRA 
Agatha Christie – A Ratoeira (peça que ficou mais tempo em cartaz na história do teatro), Testemunha de Acusação 

ESPANHA 
Federico García LORCA – Bodas de Sangue, A Casa de Bernarda Alba 

ROMÊNIA 
Eugène IONESCO – O Rinoceronte, A Cantora Careca 
 

E NO BRASIL 

MARTINS PENA – O Noviço, O Juis de Paz na Roça – 1º Dramaturgo importante no país, fundou a Comédia de Costumes no Brasil 

NELSON RODRIGUES – Vestido de Noiva, A Falecida, Beijo no Asfalto – O mais revolucionário personagem do teatro brasileiro, abriu as portas à moderna dramaturgia do país 
ODUVALDO VIANNA FILHO – Allegro Desbum, Rasga Coração (censurada na época, 1974) – Na TV, criou A Grande Família 

GIANFRANCESCO GUARNIERI – Eles Não Usam Black-Tie – marco da dramaturgia brasileira, ao retratar a luta operária e a divisão de classes e os conflitos sociais referentes ao proletariado
 
DIAS GOMES – O Pagador de Promessas – poucas obras no Brasil foram tão premiadas quanto esta. Traduzida e encenada no mundo todo, em mais de 12 idiomas. A adaptação para o cinema recebeu a Palma de Ouro em Cannes, em 1962. 

ARIANO SUASSUNA – A Pedra do Reino, Auto da Compadecida – esta última foi traduzida e representada em 9 idiomas – Defensor militante da Cultura Brasileira 
AUGUSTO BOAL – Arena Conta Tiradentes - Mundialmente premiado diversas vezes, fundou o Teatro do Oprimido, que tem centros de difusao nos EUA, França e Brasil 

MARIA CLARA MACHADO – Pluft, o Fantasminha (marco do teatro infantil) - Fundadora do Teatro Tablado 

PLINIO MARCOS – Dois Perdidos Numa Noite Suja, Barrela, Navalha na Carne – suas peças foram traduzidas, publicadas e encenadas em francês, alemão, inglês e espanhol. Recebeu os principais prêmios nacionais em todas as atividades que abraçou em teatro, cinema, televisão e literatura, como ator, diretor, escritor e dramaturgo.




17 de março de 2014

SUAVE BRISA PASSOU POR AQUI - EM MEIO AO ESCALDANTE CALOR SENEGALESCO



Suave brisa passou por aqui
Branda, levemente,
suave ducha de vento,
suave ducha de frescor,
que refresca do calor
no ( do ) asfalto
e outros lugares mais.

É quando
n(d)estes vêm então atenuar,
n(d)estes vêm a nos aliviar,
como se um abano houvesse,
de uma árvore, da beira-mar.
Como se houvesse então
um ar refrigerado
da própria natureza...

       No sufocante escaldante
              verão de calor Senegalesco,
o reduz, a brisa, é um suave refresco,
       o e a temperatura ao refrescar o ar!


Quase com o mesmo efeito,
a suave brisa que vem do Senhor!


16 de março de 2014

PETRÓPOLIS - A SERRANA CIDADE IMPERIAL DO RIO FAZ MAIS UM ANO E VIVE EM MUITAS MEMÓRIAS




O Estado do Rio de Janeiro tem como opção de lazer e turismo não só praias como muito divulgam – mas em especial serra. E cidades e lugares serranos de primeira.

Onde o clima é mais ameno e no inverno chega a ser rigoroso. Tempo atrás descrevi Teresópolis que mama tinha Ap. Só que existem tantas outras que podem ser visitadas e apreciadas. Uma de sempre que vamos é Nova Friburgo. Outra que ainda não fui e parece excelente é Itatiaia. Só que há uma que se não representou tanto como Teresópolis, já muito fomos. E usufruímos. Ela se chama Petrópolis.



Como nome já deixa a entender veio de Pedro – no caso o I - apesar de que o II a levou mais adiante. A casa da monarquia que veio com a corte em 1822 foi no Palácio da Quinta da Boa Vista em São Cristóvão no Rio de janeiro, diga-se de passagem. Porém foi em Petrópolis que se fez o Palácio Imperial que desde sempre tanto visitamos. Desde criança fomos lá, jamais esqueço o dia que mama levou Mariângela que ela queria que no futuro namorássemos, com troca de “mugs” boneco da época em dia dos namorados.


ESTE ACIMA É NA QUINTA DA BOA VISTA...

E O ABAIXO NA CIDADE SERRANA...



Ali já veio o encantamento de colocar as pantufas pra entrar nele e se deslumbrar com mobiliário, coroa e apetrechos de nossa monarquia imperial. Daí que a cidade é bem conhecida como cidade imperial, apesar de não ter sido lá a moradia oficial como disse antes, mas lá que nos verões a família real  ia até pelo clima mais próximo do europeu. Abaixo segue link mostrando toda essa história pelo Wikipédia. Só que bem mais que o dito palácio, há outras coisas que tanto adoramos.






O hotel Quitandinha tão belo e charmoso, a praça no centro. Diversos outros palacetes, fora o palácio de Cristal, que vez ou outra tem recitais e outros eventos. Sempre que podíamos íamos lá. Geralmente pra se entreter, e vejam só até uma casa de veraneio e de verão de Santos Dumont há lá. Tempos depois houve uma razão comercial e pessoal: a venda de roupas na famosa rua Teresa, já revendi por vendedoras e comprávamos a menor custo para uso próprio.











O meu pai lembrou emocionado quase ao falecer, um fato que mostra que temos sim momentos de grande felicidade e eu já nem lembrava: ano de 1988, fomos eu e ex-namorada, que depois tanto decepcionou, mas que naquele momento era firme e forte. Fomos vejam só num feriado que caiu segunda e o Palácio não abriu. Como naquele ano havia a possibilidade da constituinte de 1988 a restaurar a monarquia, com parlamentarismo tipo inglês, entramos em charrete, outra distração costumeira de lá.



E ficamos a brincar de indicar palacetes como sendo nossas futuras moradias como imperador e imperatriz. Ríamos da tolinha imaginação romântica. Foi um dia sim de alegria e prazer incomum. A charrete e cavalos são comuns por lá, em passeios pela cidade, no centro e por suas periferias. As crianças costumam adorar e os casais e famílias ficam a vagar apreciando. Ao término uma praça linda urbanizada e arborizada em estilo bem interior e em torno um clima meio europeu.







Hoje Petrópolis comemora mais um ano. Parabéns cidade e seu povo hospitaleiro, aprazível localidade que sempre fez parte de nossos passeios não só culturais, mas de lazer. Valeu desde sempre!


OS DIZERES DA COMEMORAÇÃO DO ANO PASSADO
DOS 170, VALEM IGUAL PROS 171 ANOS DE FUNDAÇÃO
DE HOJE!


Nós em família - eu, mama, mana Denise
e ainda pimpolha sobrinha Renatinha -
em frente ao Museu Imperial.

DOIS VÍDEOS ABAIXO SOBRE PETRÓPOLIS...





 O link da WIKIPÉDIA para se saber mais
 dessa linda, charmosa e interessante cidade serrana do Rio...

pt.wikipedia.org/wiki/Petrópolis

http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis