OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































29 de outubro de 2013

O FUNCIONÁRIO PÚBLICO QUE É SERVIDOR PÚBLICO DE VERDADE - PELO SEU DIA DE ONTEM


A todos nós, estatutários tão denegridos, vilipendiados, mas tantos honrados, trabalhadores especiais, que servem bem como deve ser um servidor. Viva a gente que colabora com todo tipo de gente! E labuta com tantas formas em pauta.Há tempos que falam que servidor funcionário público não faz nada e para piorar ganha bem apesar disso. Porém confundem muito os cargos comissionados que nem sempre comparecem e assim esquecem os que atuam de verdade nos Órgãos, nos Hospitais, nos Tribunais, nas escolas, nas Autarquias, entre tantos outros lugares de locação e atuação.

E nem sempre com boas condições de trabalho e mal remunerados, mesmo assim damos o melhor de nós possíveis. Existem os que nada querem ou mal fazem? Só que a generalização foi uma forma injusta de não separar o joio do trigo. Há uma onda contrária, que utiliza contratados que mal sabem a fundo a estrutura onde estão operando os serviços. E somos qualificados mais ainda quando entramos por concurso público - ou seja por mérito e não indicação. E quando médicos e professores, tantos com muitos estudos e mal remunerados e esquipados, mais ainda tantos agem e fazem com abnegação, destreza, ainda que muitos não sejam iguais.

Qual classe é diferente com tanta diversa gente, origem, forma? Desde 1991 trabalho em Recursos Humanos concursado através da Secretaria de Planejamento e Gestão ( ex- Secretaria de Estado de Administração do Estado do Rio de Janeiro ) com vínculo administrativo com a Secretaria Estadual de Saúde. Trabalhamos por conta de processos administrativos dos servidores do Órgão. Trabalhamos com empenho, prestatividade, produtividade e acima de tudo boa vontade, independendo das parcas condições de trabalho e salariais. Nem por isso esmorecemos, negligenciamos.

Somos um grupo que age com responsabilidade e idoneidade, nada a ver com os descasos de leniência do serviço e descalabros de desvios e corrupção pública passiva e ativa. Abaixo a mostra que trabalhamos sim, com dignidade e somos assíduos, algo que nos apregoam o contrário. Invariável. Que não queremos nada com nada. Não importa: fazemos nosso papel na sociedade com idoneidade. E isso nos basta, quem não o faz que fique com ônus da consciência de dever não bem cumprido. Funcionário público tem que ser servidor que serve bem o público e a sociedade, seja Municipal, Estadual, quiçá o país ao nível Federal. Em todos níveis de poderes.

ABAIXO EU ATUANDO NO SETOR CHAMADO
DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO FUNCIONAL
DA SES - RJ
DESENTRINCHEIRANDO EM ANÁLISE
OS PROCESSOS DE CERTIDÃO DE TEMPO
DE CONTRIBUIÇÃO (EX- DE SERVIÇO)

ABAIXO A QUERIDA
COLEGAMIGA
REGINA CÉLIA VERIFICANDO
DADOS NO NO SISTEMA DE
REDE PARA PROCESSO
DE LICENÇA ESPECIAL

A ENTRADA DO PRÉDIO
DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
E DA SECRETARIA ESTADUAL 
DE SAÚDE - RUA MÉXICO, CENTRO






27 de outubro de 2013

ADEUS AO ADEUS



ADEUS AO ADEUS

Adeus??? Novamente adeus-
-  Ó Deus, ó céus,
queria adeus do adeus.
Adiós no ti quiero más...
Não, porque não, não quer por quê?
Radical acabou,
onde foi que se errou,
do que derrocou.
                        
                        Apaga, nega, renega, tudo de bom que se passou?                                                        
Rega de novo e se poda a planta, desinfeta as ervas daninhas.
 Repagina, rasga as páginas ruins de um livro tão bom.
Como suportar o vazio que se dá, tirar de nossos anais,
Se o adeus é o nunca mais, jamais, até não mais?
Uma canção diz que “Adeus também foi feito pra se dizer”
Mas em outra diz “Não aprendi a dizer adeus”.

Entre uma e outra só pode dizer que adeus nunca quis,
Não posso querer, jamais irei querer,
Terremoto a fazer a placa tectônica estremecer.
Podendo ficar, fincar em terra firme
Ao que a barca se vai a esmo mar adentro
Sem a gente se gostando, não estar mais dentro.
Adeus são meus ais que fica nesse cais...
De um dia um adeus.
                                                                                                                               
Só queria dar adeus ao adeus e assim dizer:
- Até logo, até já!
Não dá? Adeus faz mal, não cabe mais... Jamais.
Queria UM ADEUS AO ADEUS!





FOREVER ALONE - SEMPRE SÓ - OU ALONE AGAIN, DE NOVO SÓ!





OU ...


FOREVER ALONE - OU Sozinho Outra Vez!

NAS Redes sociais, FB, G+, Twitter, Ha Diversas Imagens e Ponto de venda de gente Opaco supostamente Localidade: Não Só estariam, mas seriam eternamente sozinhas - e irremediável isso: 

FOREVER ALONE! - Sozinho sempre!

Lembrei-me de Jovem adolescente: o ritmo FOI correndo e parecia Que jamais aconteceria sim, um namoro, um Caso, Quica hum Casamento - Sendo Sozinho Semper Parágrafo na Solidão.

Eis Que hum tiva Vida EO Mundo Dão Voltas e acabei Opaco relacionamento Opaco redundou los Noivado POR 3 Anos E 10 Meses e acabou, Um Casamento Que Durou 11 Anos e alguns récentes-terminados.

Eis Que VEM UMA parte - UO Sozinho AGAIN! Como Opaco fadado, Sozinho de novo, o Ser Só TALVEZ Nunca tenha perdido Nesse ínterim, apenas FORAM anestesias de Solidão. Senti ISSO SERA MESMO?

A TODO Instante Serviços Instigado Pelo CONTAR Só Conosco e AINDA POR UMA Cima com sensação de Perda, de Abandono, de Fracasso, de decepção e de frustração.

Localidade: Não creio Que ninguem tenha ESSA sina assinalada, mas JÁ disseram Opaco de Além da Depressão, a Solidão e Mal do Século - e Olha Que Virou o Parágrafo XX XXI ... e nada Mudou!

Estar Só N º s Preservação Desse inconveniente Fazer descontínuo, AO MESMO ritmo nn incomoda. Só nao sei o Opaco Opaco E Pior: FOREVER ALONE UO Sozinho Novamente.

Diz o poeta Neruda Opaco " Só UMA Pessoa No Mundo deseja Sentir saudade - AQUELA Que Nunca amou " - TALVEZ tenha Razão o vate Chileno Tão bom poético Observador da alma amorosa.

Porem o dissabor, o desânimo, alguns Paragrafo Ate O Desespero de se ver Adiante Fazer Sozinho Novamente when parecia Que ágora E Parágrafo semper, desnorteia, desaponta.

O Opaco Localidade: Não Vale a Pena, parece, E hum Toghether Novamente. Agarrar hum Passado com alguem Que parecia dar Certo, mas Localidade: Não se esqueçam de Tudo Que levou Ao Fim.

Ao MESMO ritmo hum novo SEMPRE NO AMOR E gumes Faca de Dois, da Moeda de Duas Caras, se Querendo apenas Fugir Dessa situacao Toda de torpor UO tristeza. Se Localidade: Não VEM AI: ALAIN DE NOVO 2 - O retorno.

Importante E Que: Localidade FOREVER ALONE: Não N º s tira hum los si Vida, podendo servi aproveitada de OUTRAS Formas. E se Manter los Dignidade e sentindo-se Produtivo, Ativo.

Porem: a gente de Semper Espera hum FIM los HAPPY END - Recomeço em. Só Localidade: Não oo vale o Porque Localidade: Não se Conformação de UMA Localidade: Não Ser merecedor de hum FOREVER ALONE - Cuidado com e Sozinho Novamente na esquina!

O "HINO" HIT DOS Alone Again - OU FOREVER ALONE


Localidade: Não Querer Ser Mais entao ...






23 de outubro de 2013

SANTOS DUMONT, PAI OU PIONEIRO DA AVIAÇÃO, UM GÊNIO! - E O DIA DO AVIADOR NACIONAL





Há muita controvérsia: que o “pai” ou inventor  criador do avião e por conseguinte da aviação não seria nosso tão estimado Santos Dumont, sim os americanos Irmãos Wright ou para franceses Clement Ader – quem sabe uma tríplice coroa – se pudesse ser!

Isso nos importa? Ele foi pioneiro, orgulho nacional, que culminou com o 14 BIS em torno da Torre Eiffeil. Num tempo que se começava a vencer a barreira das distancias que não por navio entre continentes. Com mérito, sua marca é indelével e permanente.


E está no inconsciente coletivo de todos nós sua genialidade na proeminente aviação civil. Quando esta teve em contrapartida para fins militares, corre em suspeita nos anais da história que nosso precursor maior sucumbiu a angustia e depressão vendo seu uso para a guerra e suicidou-se.

Desde o começo se interessava como forma de entretenimento e experimento nos balões dirigíveis com motor, depois no dito avião com marco civil comercial, o Demoiselle por ex. e que se hoje parece obsoleto, na época teve o impacto desafiador de vencer uma frustração humana: de não voar e chegar nos lugares longínquos mais rapidamente.


Basta imaginar o atraso quanto a isso antes, para ver a dimensão desses desbravadores e descobridores inventores do conhecimento aeronáutico. E por isso conseguinte, neste dia de seu nascimento se comemora no Brasil o dia do aviador, não importando quem seja o primeiro criador, o temos como referência em reverência.

Ele foi e sempre será lembrado com admiração, um simples rapaz mineiro, um tanto tímido que se mostrou audaz em contornar os ares, sejam brasileiros ou franceses, diante de um grande público estrangeiro mundial e que ficaram registrados para todo o sempre.

Seja Pai ou apenas pioneiro do avião e da aviação:

Sonhador aviador, criador...



Foi genial, bestial como se dizia na época:

Foi um gênio de nossa gente!



 LINK DO WIKIPÉDIA COM BIOGRAFIA DELE:



Alberto era só um menininho mineirinho com sonhos passarinheiros de vôo:
Ao que buscou a realização em cada ação de alçar além do horizonte do poente.
Quando no já reconhecido genial Santos Dumont foi mais que inventor: aviador.
E por conta disso o seu dia é de todos brasileiros que como ele realizam essa proeza.
Os preza fazer seu mister, sua missão, ser piloto de aeronaves plainando nos céus.
Alguns apenas como Hobbye ou semi profissionais o faz apenas porque os apraz.
Outros são aviadores aptos, natos, completos, profissional com brevê, o faz audaz:
Vencendo as barreiras das distâncias e do tempo que se desfaz.
Aviador militar para defesa aérea ou em ofensiva se necessário em guerra.
Aviador civil: levam passageiros, a passeio ou a trabalho, viajando em paz no espaço terrestre.
Ele o seu piloto a bordo os levando aos seus destinos com sua perícia especial espacial!


EM TEMPO: E ainda virou criador do relógio de bolso, feito esses aí... 



Que criativo mancebo meticuloso uai! rs



VÍDEOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE ESSA REAL LENDA MARCA HISTÓRICA!






19 de outubro de 2013

VINICIUS DE MORAES É FUNDAMENTAL - CELEBRANDO CENTENÁRIO





 O meu soneto predileto - até pq não celebra o que é chama enquanto dure, mas o que é toda forma intenso e extenso. Vinícius aí é fundamental! No seu centenário.


Quando passei a gostar de poemas, realmente me foi no primórdio  inspirador Drummond de Andrade, com seu verso livre sem muita métrica e ainda que com grandeza de espírito, mas não havia nele a intensidade de sentimentos e de vida. Ao me deparar com a antologia de Vinícius de Moraes acima e o verso soneto do amor total, entrei de cabeça em algo que gosto tanto: celebrar a mulher e o amor. E a vida desfrutada com mais prazer e não só ficar a lamuriar, lamentar os infortúnios.

Ainda que por vezes transpasse algumas melancolias, tinha versos  menos complexos, falava mais ao humano, com maestria e sem muita fantasia, e sim elegia ao prazer e ao ser que vive e se ve em muito do que escrevia. Ele sabia tocar de forma muitas vezes bem-humorada ou mesmo solene como quando descreveu o horror da bomba atômica. O que ele mais gostava no entanto era a anatomia dos mulheres que esculpia em versos e letras, em especial sua garota de Ipanema.

Ainda que não utilize muito o soneto como nosso poetinha fazia – termo feito por Tom Jobim de forma carinhosa – essa forma exacerbada de quereres, desejos e amores, fizeram dele um guru poético-cultural. Algo de simplicidade dentro de uma complexidade de versejar. Estou aqui a comemorar esse grande poeta e letrista de todos nós. Assim como ele quis fazer essa dupla função: poesia em extasia e letra em cantoria de música com alegria.

Outro dia li uma crônica de Fernandinha Torres, que abaixo reproduzo, que fala dele entremear um cantar e em outro instante, declamar versos em alto e bom som. Perfeito isso. Como sonho um projeto assim! Poético-musical.  Pena não tenha tido esse privilégio da atriz se fazendo de cronista, de ver ao vivo e a cores essa junção sob a benção do criador. Talvez jamais seria tão boêmio e mulherengo como ele, no entanto essa veia romântica da vida tenho estima me é paradigma.

Ah! Se todos fossem iguais a você – que maravilha seria conviver.

Influência em confluência. Vinícius 100 anos – de graça que congraça.

Uma praça poética que nos assentamos. Que nos encantamos. Pra sempre.

Outros poetas me desculpem, hoje Vinicius que é fundamental!


Site disponibilizado pela família – de sua obra & biografia: www.viniciusdemoraes.com.br



Cliquem em cima da imagem
para aumentar e ler a crônica
de Fernanda Torres - veja
no que toca Vinícus -
essa junção musical-poético
 é tudo de bom e que queria!

DOIS PARCEIROS MUSICAIS - ENTRE TANTOS OUTROS -
PREDILETOS
E VÍDEOS COM CANÇÕES ENTREMEADO
DO POÉTICO
















  

15 de outubro de 2013

SABER ENSINAR É SER MESTRE, SABER APRENDER É MAGISTRAL! NO DIA DOS PROFESSORES



"Nós Mestres não queremos mudar o mundo, 
mas sim queremos mudar pessoas, e pessoas é que mudam o mundo!" Paulo Freire

Saber ensinar é ser mestre, menestrel do instrumento do conhecimento, das letras, dos números, das fórmulas, das formas que elucidam com lucidez a rapidez dos acontecimentos.

Saber aprender é ser aluno, coquetel do aprendizado combinado, do preparo para estabelecer metas em retas de nosso paradeiro terrestre em alicerce e estofo do estudo em merecimento.

E assim, professores e estudantes  tem a sinergia da entrega e da correspondência. Muitos nem se lembram quem os ensinou, mas lá no fundo profundo do ser está quem os instruiu.

Lecionar é colecionar o básico para que novos alcances venham da sede de saber, da rede de poder ver aonde se quer chegar a partir de um ponto de partida. E seguir. Até onde se pode ir.

Aprender é quem construiu de um alicerce aprendiz e diz o que lhe concerne em seu presente para o futuro ser mais seguro e não obscuro.

Então que a formação seja uma ação contínua sem quebras. Estímulo do estudo é o que se espera do esforço professoral.

Então num dia que lembramos que na vida de todos houve um mestre professor, que nos trouxe mais educação e que não cabe só agradecimento, mas gratidão...

Retidão do intelecto dos que nos faz mais aptos, capazes de alçar vôos: Saindo dos casulos para voar muitos além dos muros do jardim...

SABER ENSINAR É SER MESTRE, EM MAESTRIA, 
SABER APRENDER É MAGISTRAL!




Isso que é fundamental: ensinar o gosto de aprender 
e apreender o essencial para a vida: 
o ensinamento para o conhecimento!




AO MESTRE COM CARINHO...







14 de outubro de 2013

A PIOR SOLIDÃO É COM SAUDADES NA FALTA DE ALGUÉM




A PIOR SOLIDÃO PODE SER TER ALGUÉM
Como fosse ter e não ter, ou ser e não ser:

Por mais incrível que se pareça...
Por mais inacreditável que se faça...
A pior solidão pode ser estar com alguém!
Se em nossa vida de fato e direito não entra nela.
Fechando-se em copas, e uma a uma, cada porta e janela.

Com aquele alguém que estando tão junto
 Está tão perto e tão longe, solidão a dois destrói,
 Nos sentimos descuidados e  distanciados. Não constrói.
Como se diz na canção:
“Perigo é ter você perto dos olhos, mas longe do coração.”

E estando longe, é menos saudade
e mais solidão de sentir falta de alguém, de ausência sem anuência,
constante, no que incomoda uma quase uma negligência
que traz inércia ou impaciência.                
E entrar na tal solidão que na multidão sente falta de uma só pessoa.

Mas pior solidão ainda é aquela vem e se tem
Com a falta na ausência de quem temos vontade
De estar, passar a vida ao lado, não correspondido,
mas não foi o fado, viramos um fardo,
 indesejado ou irrelevante ou  irrealizado.
                                                                              
Solidão é um sol ao contrário...
Ao que inverso é o que esfria, descora,
ao que muito nos esquece, desaquece
um sol polar sem pulsar do amar, do querer ausente
que esvazia rumo ao fim num pôr de sol sem horizonte...

Em resumo:
                         o sumo da solidão
                                      é ter saudades
                      na falta de certo alguém!


Eu tô com saudades de vc...

Eu sinto a falta de vc...



Não existe saudade mais cortante

Que a de um grande amor ausente



Desilusão, desilusão,

Dança eu, dança você,

na dança da solidão.






ANTES SÓ - QUE INSATISFEITO, QUE INFELIZ - ALÉM DO MAL-ACOMPANHADO


ANTES SÓ – QUE INFELIZ, QUE INSATISFEITO – E CLARO MAL-ACOMPANHADO.

- “Antes só que mal acompanhado” – já se dizia no tempo da vovó e do vovô. De que vale quem não presta, quem não é prestativo, quem não valoriza, quem não nos preza com presteza. Quem tira a paz, tudo contrafaz, contraria.

Digamos... Mas eis que encontrei certo dia uma doce pessoinha, com certeza a melhor das companhias que se podia vir ter, e apesar da afeição concebida, faltava algo de atração e o imponderável do querer e da vontade, é só simpatia. O que é isso então?

- Antes só que insatisfeito...



Eis que vem uma amiga e diz: - Meu marido é boa pessoa, ele me trata rotineiro como mulher, e vive fazendo isso e aquilo ou deixando de fazer, que cai num vazio e no final me sinto mais só e triste que quando estava sem ele, o que me diria???

- Antes só que infeliz!



Antes só, mas diga-se: só consigo mesmo e com todos que lhe apraz, quem é capaz de lhe fazer bela companhia amiga. Não só de solidão propriamente dita, contradita.

Contrariamente como que se pensa se pode ter consigo mesmo a melhor companhia, a satisfação e a felicidade.

Só que faltaria o encaixe do quebra-cabeça, do individual antes só para si que sozinho. Diz a canção “Ninguém é feliz sozinho”. Sempre falta algo mesmo. E como falta!

Como se diz “Solidão é estar no meio da multidão e sentir a falta de uma só pessoa”. Ou o tal “Solidão na multidão” por si só, por alguém ainda não sabido quem.

 Faz falta: Os carinhos e carícias, os desejos e beijos de paixão de casal. E a gente quer mais que companhia, o companheirismo... Antes só que isso e aquilo, mas..

·         Seletivos sim, mas vamos ser francos? Antes amando que só e sendo bem acompanhado...    

·         Satisfeito e feliz!!!







SOLITUDE - ATITUDE DE SOLIDÃO PREMEDITADA

  
A SOLITUDE DE ESTAR SÓ

Solitude é estado de atitude de privacidade 
não significa propriamente sentir estar em solidão.
Pode revelar-se ser por uma precisão de  isolamento e a reclusão,
Voluntariamente necessária para reflexão ou recuperação  
do que se passou e o que acabou e se atordoou
e que se pode passar e acontecer e de acordou.
E assim será: terá só a si em companhia
de nossa própria presença em consciência,
Auto-exílio, degredado por si decretado cônscio estado.
A paciência de esperar o melhor momento de sair do ninho
Voltar ao caminho do mundo que volteia no pergaminho
e não perdeu o sentido. e que se pode mudar consentido
 em sua meta em sua reta de chegar... restabelecido!
Ainda que a solitude de segregação nos faça tão abalado
Aí quando a solidão bater mais forte, mais fundo, emocionado
E feito a canção, dizer
"Eu quero ficar só
Mas comigo só
Eu não consigo
Eu quero ficar junto
Mas sozinho só
Não é possível...
Por querer um amor maior,
um amor maior que eu..."

Ou que impulsionada vem te chamar a vida


Para de novo o curso dela, vir a ser vivida...