OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































31 de outubro de 2012

SER SUSCETÍVEL IMPULSIVO - E A LINHA TÊNUE ENTRE IMPERFEIÇÃO E DEFEITO

Suscetível 
&
entre

“Uma coisa é ter imperfeição, outra ter defeito: O primeiro faz parte da condição humana compreensível - o segundo da condução incompatível repreensível.

Temos algumas características próprias que caracterizam mais uma imperfeição que defeito. Dentro de nossas limitações, modo de ser. Defeito é algo que está mais pro agudo ou grave, que interfere na impossibilidade de se suportar e conviver, em conduta e comportamento inaceitável. Alguém que bebe e fica agressivo logicamente é um defeito grave, mas quem gosta de beber ocasionalmente, mas como norma usual pra se soltar, não é uma virtude com certeza, mas no máximo uma imperfeição.

Se a pessoa é indecisa, é uma imperfeição, mas se é omissa diante do quem pode mudar, modificar, interferir, vira defeito. Alguém namorador, que não se fixa em ninguém, certamente pode ser taxado de imperfeito por quem não o consegue. Mas com certeza, vira defeito se é capaz de lograr para obter êxito, em infidelidade contínua e muitas vezes explícita, que traz conflito e infelicidade conjugal ou de namoro.

A linha que separa a imperfeição do defeito, pode ser tênue e sutil  ou pode ser nítida e notória. Mas é claro que certas imperfeições contínuas podem acabar parecendo defeitos quando interferem nas vidas em torno delas, ao passo que certos defeitos, absorvíveis, acabam relevados no dia a dia. Mas no geral não o são assim.

Difícil dizer no campo profissional: às vezes as imperfeições nossas são cobradas e depois taxadas de defeitos profissionais. Nesse campo há pouca complacência. Imagina nos defeitos: Esses, simplesmente, são execrados, inaceitáveis, incondizentes e incabíveis, ao ponto de exclusão do meio profissional inflexível.

Mas defeitos, para uns, para outros nem tanto são. Inclusive de quem convive com eles. Se um casal bebe direto, tem defeito aos outros olhos alheios, mas não entre si. Ou se alguém acha que deve acatar,  aceitar ser assim, o defeito vira uma imperfeição, o que contraria a sua natureza em si. 

Diria que o amor nesse ponto não é cego: é apenas condescendente. E em muitas oportunidades, compreensivos. Acabar por pequenezas humanas é jogar fora a grandeza de um grande sentimento entre defeitos e imperfeições.

Sinto-me suscetível, facilidade para algo entre o sentido e o ressentido, que melindra ao que me abato ou ataco por conta disso a causar atritos ou desacordos. Foi fator desencadeador de conflitos que poderiam ser contornados. Vira certa imperfeição.

Ser impulsivo somado ao anterior o que acarreta? Insensata forma de agir e reagir não é mesmo? Não se trata de defeito grave em si, mas imperfeição tolerável até o ponto que não excede seus limites trazendo incompatibilidade social e interpessoal.

Todos nós falhamos, e as imperfeições devem ser talhadas e os defeitos trabalhados para que seja em prol da evolução e harmonia de quem muda e para que ou quem se muda. Somos seres nesse ponto sem sermos imagem e semelhança de Deus.

Mas antes de super desvalorizar o que seria imperfeição ou defeito e assim  criticar ou debandar de quem o tem, não se esqueça de mirar e realçar as qualidades – se no balanço pendem a estas e sejam as mais relevantes importantes, não as sobrepor.

Mas que se diga: Imperfeição + defeitos = ser humano – dito normal. Como diz a canção de Paulinho Moska: “Quem se diz muito perfeito, na certa encontrou  um jeito insosso, pra não  ser de carne e osso... pra não ser de carne e osso”.



28 de outubro de 2012

SER EMOTIVO - EM MEIO A RAZÃO



SER EMOTIVO
- EM MEIO A RAZÃO

Emotivo, sempre, tem um crivo de motivo:
De ressentir diante a desfaçatez humana
da insensibilidade como um balde de água fria.
Emotivo, sempre vem com um que de modo vivo
De sentir adiante tudo de novo, o aflorar sentimental
Por que é algo da natureza humana inata, natural.
Emotivos emitem de sua índole anseios incontidos
Que algumas vezes vertem de fatos, lágrimas
e convertem em certas fases, outras lástimas.
Mas que quer de verdade a estima,
que nos move, que revolve nos comove
ainda que não se recolha a razão
na alma lavada, levada a fundo na emoção...
De um intenso inteiro pulsar no coração                    
e uma cabeça que viaja na sintonia dessa estação.






SER SENTIMENTAL



PODE RESULTAR EM SE ENLEVAR...

 PODE REVOLVER EM SE ENTRISTECER...




Sentimental eu sou: Como cantaria o seresteiro...
Sempre assim estou, de todas as características 
que alguém me imponha, quem de perto me acompanha 
ainda que não o enfatize esse vértice, o sabe que não é tolice.
Sentimental sempre serei a parte de tudo que perecerei.
Não sei se é algo da alma lusa, poeta Lisboeta, do lusitano,
quando se enche meio como cantoria de fado...
Só que não gostando desse triste arrastado.
Esse sentimental é um sentir a mais, proposto, postado.
Mediando o romântico mais que se supõe, 
posto que se faça forma emotiva, mas que se seja tão realista.
Ser sentimental num mundo objetivo, o faz refém
Do que se retém do concreto, objeto, até  abjeto,
fazendo um estranho no ninho em desalinho.
Mas é da natureza humana inata, exata intacta

Ainda que desiludido, aturdido em desencontro
de sentimentos, em seus ais, seus lamentos.

Sentimental sempre ainda sonha,
Acordado de que do lado
Haverá um ser que se faz em acordo
do ideal amando que se é amado.
Mas como não tem o comando 
num mundo que não enleva, nem leva isso a fundo –
é um cofre guardando o sentir que sofre.
Ainda que sentimental que não exacerba,
Que apenas enxerga sentir a cada nova aberta fenda,
 tira a venda e vê uma amada que quer que não negue e achegue.
Mas sentimental hoje é exceção, sentimental não é mais o tal.
Não se faz o maioral da maioria aos olhos de hoje, mas...
Ainda espera em compasso de surpresa de um sentimento
que se faça em alento apesar do sentimental que já quase não há.

Assim ser sentimental enfim sempre o é  - e para sempre será:
o acompanhará até o último suspiro, ao juízo final.





SER FLAMENGUISTA, RUBRO NEGRO - DIA DA NAÇÃO DENTRO DA NAÇÃO


CAMPEÃO MUNDIAL COM ZICO!

NA TV VENDO FLAMENGÃO CAMPEÃO
BRASILEIRO 2009

SEMPRE E SEMPRE REAFIRMANDO...

DE VOLTA AO PASSADO NO PRESENTE:
VENDO O TIME EM CAMPO EM VOLTA REDONDA

A MAIS AGUERRIDA VIBRANTE
TORCIDA DO PLANETA
UMA NAÇÃO, RAÇA A PARTE!

SÓ SE PODE DESEJAR NO
DIA DO SANTO PROTETOR
SÃO JUDAS TADEU...

No dia da torcida rubro-negra, a minha homenagem
 a quem como eu é um ser Flamengão queridão como diz o locutor.
Tim tim a nós Flamenguistas de mão cheia - de taças de campeonatos! 
Por sermos uma nação dentro da nação. 
Alguém tem a noção dessa dimensão? 
A gente é fibra, vibra, na derrota e na vitória
 um ser de outra estirpe, de segunda pele, 
do que impele torcer até morrer...
Teríamos um desgosto profundo
se faltasse o Flamengo no mundo!


Podem falar mal, criar estereótipos degradantes, uma forma nada democrática e respeitosa de torcer ao distorcer, mas a paixão de ser rubro-negro passa além dessas pequenezas mesquinhas - um dia nos disseram urubus e eis ele nosso símbolo. 


Favelados? - que legal é de time da massa e além de tudo da classe média como constatei com "mágico" na Barra da Tijuca em dia das crianças com filhote meu - ao perguntar torcida de cada grupo presente, o coro avassalador foi do Mengooooooooo - na Barra!


Mulambada, marginalizados e até marginais, torcendo e falando mal contra que se preocupando com seus clubes assim seguem querendo depreciar ao extremo em depreciação e não adianta, nada faz perder o charme de ser uma estirpe, uma raça, uma nação a parte dentro de outra.


Uma vez menino um fascínio que jamais cessou, restou foi um gosto ímpar que "nos mata, nos maltrata, nos arrebata de emoção no coração" - desde novo essa constatação se faz presente - esteja bem ou mal está além de qualquer compreensão e razão. Admiração com paixão


E a torcida? Arrebatadora, sem igual. Basta ir no estádio se recobra a pulsação como vi indo em jogo recente em 2010 e olha que lutava contra o rebaixamento e para tristeza da única torcida que concorre em número com a nação - a arco-íris do contra- não foi daquela vez, pelo jeito nunca! rs


Entra o time em campo, balançam as bandeiras,penduram as flâmulas, não tem como deixar a atenção de olhar, é irremediável vício ainda que não excessivo. Um dia fui mais torcedor que simpatizante, mas digo isso e lá no fundo volta o menino que sofria e se esbaldava a cada campeonato e jogo.


FLAMENGUISTA é se orgulhar de SER e se acerbou na era Zico o nosso ídolo maior, paradigma de amar a camisa que falta a maioria dos atuais jogadores que vestem o manto consagrado. Mas que enche de brio quando menos se espera em vitórias e títulos memoráveis, honrando a tradição.

" Uma vez Flamengo, sempre Flamengo, Flamengo sempre eu hei de ser" - o hino ecoa forte e nada e ninguém vai tirar e fazer se acabar esse brilho o desmerecendo. E assim seguimos até morrer, de quem adora as cores vermelha e preta feito estigma, marca interior...


Que extravasa...
A cada vitória, a cada goooooooolllllllllllllllllll"

PRA QUEM COMO EU 
É FLAMENGO DESDE SEMPRE PARA SEMPRE!



Uma torcedora especial rubro-negra, 
que arrebata de norte a sul
 - Cristiane Penante Garcia -
com o charme feminino da mulher brasileira Flamenguista
que do Pará, morando em Macapá, veio ao Rio e
 fez questão de colocar o manto sagrado, consagrado
e ir no Maraca ver o Fla vencer o Flu no Brasileiro 
domingo de Outubro/2013 e depois vibrar com Fla na final
da Copa do Brasil vencendo o Goiás de virada 
- afinal quem é mesmo
o time da virada agora? 
- não é bela Cris com a 10 que já foi de Zico?! rs


VÍDEOS SOBRE SER MENGÃO!




ESSA TORCIDA NÃO É DE ARREPIAR??? 
VEJAM OS DOIS VÍDEOS!







A SOLICITUDE, ATITUDE DE BEM SERVIR - E O SERVIDOR PÚBLICO EM SEU DIA



&




SOLICITUDE É UMA ATITUDE –
NO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO QUE BEM SERVE


Uma palavra pouco usada é solicitude, mas é uma atitude que se fazem aos outros a diferença e de nós diferenciados, no cuidado e esmero de consideração a quem merece o melhor que pudermos repassar e fazer...

Saber atender bem aos anseios, aos esteios que aos outros fazem bem, tratar com atenção em afinco, não pelo retorno para si que não a gratidão e nos sentir que fizemos nossa parte

Faz pouco tempo, atendi um descendente de Chilenos que trabalhou no Estado  ( RJ ) e eis que por minha postura profissional desmedida pra solucionar o processo administrativo recebi um e-mail consagrador pra mim.

Ser funcionário público como eu sou do Estado RJ, tem que buscar atender bem os anseios do público. Ou em outras áreas: industriais, comerciais, de serviços, qualquer que seja bem servir enseja.

Muitos, mas muito mesmo, diversos agradecimentos e reconhecimentos, eis que recebi e me emocionei a fundo por isso, que aqui quero compartilhar, que não custa pra nós e vale muito ter essa forma de encarar o outro em suas necessidades.

Sem grandes ganhos pra mim que saber que muito além do dever cumprido, foi o esforço de boa vontade que nos faz ficar realizados nessa troca não propriamente de favores, mas de bem servir solicito. Aliás, Sergio, saibam, significa aquele que serve...

Então é assim gente tratem bem a quem passa precisando de vc, nem é pela tal lei da atração do retorno, mas seu bem estar de ter sido prestativo quando hoje em dia isso é imprevisto e pelo visto será muito do que levamos de melhor dessa vida...

BEM VINDA E BEM QUISTA:  A SOLICITUDE É O QUE MAIS PRESTA... QUE SERVE!


TREM DOS DESASSISTIDOS - DESASSERVIÇO PÚBLICO




Há algo de podre no Reino da Dinamarca, como diria Hamlet. Uma não diversas coisas, e a principal é o desrespeito ao povo. Superlotado, sendo massacrado, saiu atrasado, até com portas abertas. Trem hoje depois das 5 vira visão do purgatório, lata de sardinha. Saindo esparso como antigamente, depois de uma certa evolução, involuiu, a administração ruiu no principio de bem-servir.


Desde que a Avenida Brasil saturou, em engarrafamentos e engavetamentos diários, fez-se a opção natural do trem, já que o serviço melhorava. Mas eis que destarte ser concessão de serviço público, assim faz um desasserviço piorando de novo, fazendo com quem seja mais cansativo o trajeto de ida e vinda do que o trabalho ou estudos que fazemos e precisamos com bem-estar. 


Infelizmente somos tratados como gado como canta Zé Ramalho, somos joguetes dos projetos do futuro, eterno país do futuro de Zweig. E assim seguimos nesse martírio, outra visão dantesca é na hora de sair: empurrando, esmigalhando, e nada é feito pra mudar, pq quem comanda vem de carro com ar condicionado, quiçá helicóptero. Pq vão se incomodar conosco?



Esse ao menos tinha ar condicionado e quando não tem em pleno verão? Vira sucursal do inferno terrestre. Não merecemos como trabalhador depois de um dia de labor e suor isso. Tanto sufoco e não é barato a tarifa, mas eles são sócios só do lucro, o investidor continua o Governo que aceita esse pacto, e quem paga o pato? Nós, contribuintes e usuários diários.

Pra mim vai ser sempre assim, por mais que digam que estão supostamente trabalhando pra melhorar - mas quando? Só na Copa do Mundo? Pra depois desse carnaval futebolístico, virar quarta-feira de cinzas? E tudo ser igual como antes no quartel de Abrantes , repito Camões. Nada mudou... nem nunca mudará, pq não temos diri-gentes. Gente que pensa na gente com respeito e ética. Quem somos pra eles? NADA MESMO! DE-SA-BA-FEI!






Mais uma vez a Supervia nos deixa a beira de um ataque de nervos, fazendo o trem dos desvalidos em trem do descaso. Parando direto entre as estações, atrasando em mais de uma hora, vemos que ganhar a concessão em mais uma década nos faz  reféns de um empresa, que privatiza o lucro – e como arrecada – e socializa o mal gerenciamento,  quando não investe o que arrecada, deixa sempre pro Estado – que mal injeta dinheiro lá.Tem negócio melhor que esse? 


Enquanto isso mais um dia de estresse, cansaço e atraso pro trabalho. Até quando? E mais um trem que para no caminho sem dar assistência aos usuários que não pagam barato e são destratados com desinformação e desestrutura. Até quando mais? Até o fim dos tempos, pq aqui é o país não só da impunidade, mas da desfaçatez, começando pelo Governo que devia cobrar resultados dessa concessão sem qualquer resultado... 



Na foto o momento que todos saiamos em Engenho de Dentro de uma composição já quase 20 minutos parada sem saber como proceder, sem informações, sem ajuda,sem saber que horas sairia de novo e chegaríamos a nosso rumo nos retendo dentro de trens e plataformas sem qualquer consideração...


27 de outubro de 2012

PICO DA PEDRA BRANCA E AUTO-AFIRMAÇÃO - NUNCA DUVIDE DA CAPACIDADE DE NINGUÉM





Um dia alguém vizinho desdenhou:

- E vai conseguir chegar lá?

Consegui e indo com outro grupo que não de minha rua fui o primeiro a chegar ao Pico da Pedra Branca, em Bangu.

Jamais duvide da capacidade de alguém o achando diferente, o achando menos. Menosprezando: desmerecendo, diminuindo, depreciando, debochando.

Dentro de cada nós tem um ser que vale mais que aparenta, e isso vale no plano físico como espiritual – não duvide, a prova que comprova é de sermos o que somos e nos superamos.

Aquele dia foi a primeira vez que fiquei mordido, de uma reação ímpar de mostrar que não se é incapaz porque um cara torpedeia um menino precisando de auto-afirmação e estima.

Fui capaz, fui apto, e andando por trilhas íngremes fui além do que se imaginava. Não somos bobos e incapazes porque um besta pícaro afirma isso. Onde ele anda que se achava tanto?

A marca dos derrotados: não iriam. Dos vitoriosos e ciosos de si faz o desafio – o meu  de subir a serra tão alta misturou aventura e a ventura para além do orgulho ferido na cerne.

Escalar é bom para tal “mente sana, corpo são”. Mas o melhor de tudo é ver que se é capaz de não se abater porque o que vale é se sentir vivo vivaz.

E o passeio inesquecível ao maciço da Zona Oeste do RJ, lugar tão pouco divulgado como deveria.

Subir em escalada ao pico foi episódio jamais esquecido:
O ponto alto de se sentir como na canção de Renato Russo...


QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA!


O BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR FAZ SEU CENTENÁRIO - O PARABÉNS É DE TODOS!



O Pão de Açúcar, Morro Cara de Cão, passeio a céu aberto, corpo confinado e libertado num bondinho teleférico - a sensação vertiginosa de abismo mais segura do mundo, e ao fundo a cidade que se transforma em maquete tão boa de bela vista real! 

Parabéns a mai
s esse monumento instrumento de ter possibilidade de ver do alto do maciço a mais bela paisagem sob os cabos que sustentam esse anfitrião mecânico- eu já fui e recomendo gente, hoje que se comemora essa criação turística em centenário, um cenário de beleza e cor! 


Felicitações a todos do Rio de Janeiro e da humanidade do mundo que confluem e afluem por ele!


. CONSIDERAÇÕES DO SITE DO FACEBOOK:

Em 1909, quando o engenheiro Augusto Ferreira Ramos apresentou o audacioso projeto, foi difícil convencer os investidores de que as cúpulas de madeira poderiam viajar entre duas famosas montanhas, transportando muitas pessoas. Três anos depois, lá estava o teleférico carioca, que de tão parecido com um bonde, ganhou o apelido de bondinho. 


O tempo passou, a cidade mudou e em 1972, os bondinhos foram reformados. Ganharam cristal azulado e visão panorâmica e passaram a transportar 75 pessoas a cada quatro minutos.
Atualmente, a primeira linha tem 528 metros e vai até o topo do Morro da Urca. A segunda linha, com 396 metros, leva até o alto do Pão de Açúcar. Lá de cima, até onde os olhos enxergarem, o Rio se apresenta em 360 graus.

E essa paisagem se tornou um ícone, uma marca da cidade da Cidade Maravilhosa. Hoje é impossível falar em Rio de Janeiro sem lembrar do bondinho do Pão de Açúcar.


Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/10/bondinho-do-pao-de-acucar-completa-100-anos-neste-sabado-27.html



18 de outubro de 2012

MÉDICOS EM FAMÍLIA E DE FAMÍLIA - E OS MÉDICOS EM GERAL NO SEU DIA



MÉDICOS EM FAMÍLIA E DE FAMÍLIA - E OS MÉDICOS EM GERAL NO SEU DIA

Desde que Donário pai, meu avô decidiu ser médico após lutas entre indas e vindas de sua vida com dificuldades estruturais, vindo do interior da Bahia, com muito esforço e abnegação se formou em medicina, depois os  filhos, meu pai, Donário Filho, seus irmãos Ary Ferreira e Clenito se formaram também, que minha infância foi uma família povoada por médicos, tendo ainda mama que se formou junto de meu pai na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro nos anos 50 e seu irmão, meu tio, Coronel Médico de Aeronáutica Dr. Francisco Carvalho Mattos.

Muitos se intrigam porque não ingressei em tão nobre carreira. Apesar das influências, achei ser um mister de missão que não me achava sempre concentrado, já que lida com vidas humanas, e qualquer erro médico pode ser fatal, muita responsabilidade. Coisa que meus pais dignamente honraram sem enriqueceram – ou porque  viveram  algo agora de outrora: os médicos de família –  mais humanos íntimos com os pacientes e sem cobrar tantas vezes na bondade aos humildes. Honraram o jaleco branco médico!

Antes médico era assim: quase um amigo de quem tratava. A forma mais profissional e muitas vezes financeira, fez os médicos serem mais objetivos, frios e muitas vezes até com pouca ética que o juramento de Hipócrates nem sempre é colocado a frente de status e ganhos. A parte que muitos médicos perderam o glamour de outrora, quando acabam na vereda complicada do Setor público, mal aparelhado, de escassez de recursos e que paga muito mal.

Chega a espantar que muitos sejam ainda abnegados. Mas é triste quando negligenciam: se assim fazem, não entendem que a população carente que sofre ainda mais. Mas quando eles são daqueles ainda com brio e dignidade, médico é uma profissão que não é para todos, não só pela complexidade técnica e de saber médico, mas por conta dos sacrifícios próprios e de família que se contrapõem, ainda que nem sempre com  retorno profissional.

Que precisa sempre de atualização, boas condições de trabalho, estudos com afinco profundos, os congressos, os livros e cursos de formação e atualização medicina são caros e complicados e só com bom preparo eles se destacam e podem prestar bons serviços. Mas médicos mesmo com precariedade, se superam, outros com melhores condições, criam aparatos médicos,  que tanto ajudam, independente que sejam por idealismo ou comercial: doutoral  bem servir em pauta.

E médico mesmo não sendo mais aquele de meus pais e parentes, ainda é uma profissão que se mistura a uma missão: melhorar a saúde e até salvar vidas. Uma coisa que não aceito é dizer que só Graças a Deus alguém se salvou de um tratamento clínico e/ou cirurgia  - somente milagre aqui não cabe: não esqueçam do médico, esse ser que vem com um dom, que se não sempre cura e salva, vai na busca dela. Amenizando dores, combatendo doenças, semeando medicinais salvações...

Quando são verdadeiros inatos aptos médicos que fazem da medicina por vocação e um quase sacerdócio!

UMA CARTA EM VÍDEO
PARA UM FELIZ DIA DOS MÉDICOS ...


E O "JURAMENTO DE HIPÓCRATES"



FOTOS DE  MÉDICOS EM FAMÍLIA


DR. DONÁRIO FILHO ( PAPI )
- COM BECA DE FORMATURA
( DEPOIS SE ESPECIALIZOU
COMO CLÍNICO GERAL )


DRA. LUCIA (  MAMI  )
- COM BECA DE FORMATURA
( DEPOIS ATUOU COMO
GINECOLOGISTA E PEDIATRA


 EU E MANA MENINOS
ENTRE VÔ DONÁRIO E MAMI
EM TRAJES DE JALECO DE MÉDICO

 MAMA NO HOSPITAL ALBERT SCHWEITZER
( ATUANTE COMO PEDIATRA LÁ, GINECOLOGISTA
PARTICULAR EM CONSULTÓRIO )

PAPI À ESQUERDA EM PÉ,
MAMA SENTADA E VÔ Á DIREITA
COM JALECOS
( JUNTAMENTE COM TIAS )

O ENTÃO JOVEM
CORONEL MÉDICO DA AERONÁUTICA
DR.FRANCISCO CARVALHO MATTOS
( TIO MATERNO )

15 de outubro de 2012

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PESSOAIS




Inteligência é uma só e pode ter variações, depende de suas percepções.

Inteligência é uma ingerência do intelecto, que se abre em concepções.

Inteligências existem tantas e tantas e em cada um se é mais apto ou capaz...

Há aqueles que têm a inteligência do conhecimento, algo de intelectual ou de muito saber, advindos de livros, de estudos, de experiências próprias e da vida, que captam e cooptam pra uma melhor visão de entendimento e não só decorar. Ou de saber ensinar.

Há aqueles que têm inteligência da perspicácia, sabe de colocar melhor no mundo como tivessem nascidos melhores situados  pra ele, mas apenas são mais safos e sagazes para o encarar. Não que pareçam de todo que nasceram para nascer, mas crescer e estabelecer bem mais fácil.

Há aqueles que têm inteligência de fundo emocional, como soubesse moldar para conquistar seduzir e sentir sem se fazer sofrer depois, sabe os meandros de conhecer os sentimentos e saber vive-los se neles vir mirar.

Há aqueles que têm a inteligência do mal, maldosa, são capazes de engendrar sistemas e formas complexas pra fraudar, roubar, prejudicar, com engenhosidade que não encaminha pro bem comum, mas pra si ou do que desestabiliza tudo ao seu redor e isso está a par.

Há aqueles que têm inteligência tecnológica e modernidade, seguem os avanços com facilidade, tem destreza de conserto, programação e utilização usuária, nunca estranham nem se perdem quando se precisa se atualizar.

Há aqueles que têm a inteligência  do empreendimento, não se acanham diante dos desafios complexos de estruturar corporações e gerir, sabem buscar alternativas e de manter coisas, negócios e pessoas e elas até  liderar.

Há aqueles que têm inteligência da criação e criatividade, de atividades artísticas ou artesanais, ou musical ou de escrita, são autores e  compõem e  se capacitam mental ou manual para compartilhar sua obra que venham criar.

Há aqueles que têm inteligência corporal e esportiva, como soubessem melhor usar o físico para superar limites com destreza muito alem da força, da velocidade e da improvisação, capaz de em equipe ou individualmente sobressair e destacar.

Há aqueles que têm inteligência artística de cena,  são artistas natos, inatos, como ator, cantor,  diretor dessa área, que se esmeram a melhorar nessa seara de teatro, palco musical, TV, cinema do qual parece até que é ( e não é ) fácil atuar.

Há aqueles que tem inteligência de carisma, como apresentador, congressista, político, governista, lideres religiosos, empresariais, como soubessem melhor estar a frente de toda gente e delas manipular e nela bem se posicionar e manifestar.

Inteligências são múltiplas e multiplicam seus benefícios, são benções que ou se nasce com ela ou se aprende e apreendem, para se expandir em capacitações.

Inteligências não se inventa, simplesmente  se manifestam em fenômeno que cada um guarda de  atividades canalizadas em possibilidades cerebrais e de condições...

Inteligências. se captam e capacitam se soltam e se situam para o bem ou pro mal pro progresso ou progressão, mas são as que vem de inexatas capacidades de lógicas psicológicas e neurológicas...