OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

CAROS AMIGOS VISITANTES, DEVIDO AO GRANDE NUMERO DE POSTAGENS DE TEXTOS QUE SE VAI FAZENDO, CASO QUEIRAM VISUALIZAR AS POSTAGENS MAIS ANTIGAS, DEVEM SE DIRECIONAR AO FINAL DESTA PÁGINA E CLICAR EM " POSTAGENS MAIS ANTIGAS". OU IR NO LADO DIREITO DO BLOG, VER ARQUIVO DE POSTAGENS MÊS A MÊS DO ANO E CLICAR NO TÍTULO POSTADO E ASSIM PODE-SE VER DIRETAMENTE - DESDE A PRIMEIRA POSTAGEM OU AS QUE EM SEQUENCIA FORAM POSTADAS - EX. OUTUBRO 2010, " AMORES OS MELHORES POSSIVEIS " ( A 1ª ) CLICA EM CIMA E VAI DIRETAMENTE A ELA. AGRADEÇO A QUEM QUEIRA SER "SEGUIDOR" DESTE BLOG E DE MIM E ADMIRAREI QUEM FIZER UM COMENTÁRIO QUE SERÁ SEMPRE DE BOM GRADO. GRATO A QUEM O FIZER, RAZÃO MAIOR DESSE ESPAÇO POÉTICO E REFLEXIVO.

OBS. AUTORAL: QUE NÃO SE ESQUEÇA QUE HÁ UMA LEI DE DIREITOS AUTORAIS. CASO QUEIRAM REPRODUZIR, GUARDAR E OFERTAR A ALGUÉM ALGO QUE ESCREVI, ESTEJAM A VONTADE, PORÉM PEÇO DAR O CRÉDITO DE AUTORIA A MIM. NADA MAIS JUSTO, EVITANDO PENDENGAS JUDICIAIS. NÃO ESTOU DESCONFIANDO GENERALIZADO DAS PESSOAS, MAS SABEMOS QUE HÁ QUEM UTILIZA ATÉ INDEVIDAMENTE O QUE NÃO É SEU, SEM DAR O DEVIDO CRÉDITO CONCORDAM?

O conteúdo é de direito reservado. Sua reprodução pode ser permitida, desde que seja dado crédito ao autor original: Sergio Matos de Souza - link do site: www.sergiomsrj.blogspot.com.br

É expressamente proibido o uso comercial e qualquer alteração, sem prévia autorização.
Plágio é crime previsto no artigo 184 do Código Penal.
- Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais
.


UM ABRAÇO AFETUOSO DO TAMANHO DO MUNDO PARA TODOS!































30 de agosto de 2012

CAMPEÕES PARAOLÍMPICOS - VITORIOSOS ATLETAS VÁLIDOS

  


Uma pessoa deficiente física e mental é uma inválida? As paraolimpíadas mostram, demonstram que não! A superação dos limites extremos limitantes, são vencidos no esporte, que até então seria apenas para os inteiros de corpo, os inteirados de mente, mas eles vão lá e ganham modalidades e medalhas até então inconcebíveis. Muito além de quem os acham com estivessem no fim da vida em vida.

Cadeiras de rodas viram alavancas de mobilidade, a falta ou deformação de pés e mãos não tiram a destreza relativa motora, cegos jogam futebol e atuam no atletismo com o senso de direção na audição apurada. Quem são esses seres que não desanimam destarte faltarem membros, terem dificuldades ignoradas, serem leões esportistas acabando com a inviabilidade na habilidade? E se organizou então  uma chamada paraolimpíadas porque merecem mostrar ao mundo que não estão vivos mortos.

E nós que estamos aqui com tudo no lugar que fazemos? Reverenciamos emocionados acredito. E para surpresa geral, o Brasil é uma semi-potência nelas. Logo o país que não se molda as suas necessidades cotidianas diárias. Quem é sabe como são destratados ou menos menosprezados em cidades sem qualquer preocupação com sua sorte e suas precisões. E só nesta hora os olhos se voltam com mais interesse sobre eles. A vida que se segue injusta, tem seus momentos de glória esportiva.

E assim, perseguindo records e vitórias como um atleta comum que estão mais uma vez organizados. Clodoaldo Silva que venceu faltas de condições de tudo muito, é prova disso. Não ficou chorando pelos cantos em desânimo, foi ser um vencedor. Muito além da dor de suas supostas falta de capacidade física. Mas ele foi lá, treinou, e é hoje um herói inteiro. Parabéns mestres dos desvalidos. Que não são inválidos Na natação, basquete, no atletismo, diversas modalidades – são vitoriosos orgulhos de todos nós!

Cada um campeão de competição e da vida:

– PARAOLÍMPICOS já de antemão medalhistas de ouro!

Porque são admiráveis vitoriosos atletas válidos!

"WE ARE CHAMPIONS MY FRIENDS"



ALGUMAS FOTOS REVELADORAS DESSES
INCRÍVEIS ATLETAS VÁLIDOS







O NOSSO ETERNO CAMPEÃO ABAIXO
CLODOALDO SILVA




ACABOU DE GANHAR MEDALHA DE OURO
NAS PARAOLIMPÍADAS 2012
ABAIXO- DANIEL DIAS



E afinal ao final...



27 de agosto de 2012

GALOPE NO RODEIO - NO DIA DO PEÃO BOIADEIRO




GALOPE NO RODEIO


Montado no dorso do cavalo ou touro bravo,
aguarda sempre o domador que abram a cancela.
Quantos como ele se habilitam,
aqueles solavancos que o esperam?

Seeeeguuura, PEÃO!

Era um galope no rodeio,
           galope no rodeio.
  Um corcovear no rodeio,
  e eu estava em plena caxambu...

Lá foi o cavaleiro-peão com seu gibão,
                       era dia de competição!
Era dia fora do anônimo curral,
lá foi o cavaleiro-peão para a arena pecuarista!

Mas, não!!!

Ninguém de todo torcia,
naturalmente não exigia,
com o fim dele em esfola,
como se fosse numa arena Romana da era antiga...

Mas, sim!!!

Todos admiravam sua indômita tempera,
porém se notava, que a platéia se extasiava,
com o fim na queda da sela, em frenesi
como se fosse numa arena Romana rural da era moderna!

Era um galope no rodeio,
           galope no rodeio.
 Um corcovear no rodeio,
  e eu estava em plena Caxambu...

( E eu ressenti com a dor de perdedor,
  se esvaindo em meio aos risos a galhofar.
  E eu senti a luz de um vencedor,
  se expandindo em meio aos gritos do triunfar! ).



Há tempos, em casa de Tios em Caxambu, MG,  apreciei um rodeio que redundou no acima descrito. Grande sucesso no interior abastado do Brasil, passou a fazer mais sucesso no interior de São Paulo, no qual até se profissionalizou nessas festas voltadas a eles, os peões em rodeio - ao qual os críticos dessa modalidade dizem haver o maltrato dos animais no manejo, seja dos cavalos, seja dos touros e bois. Mas se expandiu destarte disso e tem até seu dia e sua história contada pela Net e que aqui compartilho...




Inspirado no trabalho de manejo do gado em fazendas, o rodeio esportivo surgiu como evento há mais de 50 anos no Brasil. Inicialmente concebido como um desafio entre peões, o passatempo nos momentos de folga transformou-se em festas do peão caindo logo no gosto popular porque retratavam o dia-a-dia das fazendas.

As primeiras festas do peão aconteceram em Paulo de Faria e Barretos (1956). Nos anos 60 e 70 veio a consagração destes eventos típicos, com montarias em cavalo, no estilo cutiano, totalmente rústico, praticado até hoje somente no Brasil.

Nos anos 80, o tropeiro Tião Procópio, na época cowboy, filho do fundador da festa do peão de Paulo de Faria, trouxe dos EUA, a modalidade em touros. Na mesma época, o oeste paulista começava a formar o reduto quartista, com a importação de cavalos da raça quarto de milha pelo haras King Ranch, instalado em Presidente Prudente, São Paulo.

Na esteira da formação do plantel nacional, os criadores também trouxeram a cultura western e das provas cronometradas, como laço em dupla, laço de bezerro, bulldogging, três tambores, rédeas, apartação e western pleasure, todas já muito difundidas no hemisfério norte.

Realizar uma competição com montarias e rodeio cronometrado, passou a ser o modelo dos anos 90, num conceito conhecido como rodeio completo.

Dentro do processo de profissionalização da atividade. Os cowboys viraram competidores e os animais atlelas. O rodeio ganhava conceito de esporte, mas sem estrutura padronizada.

Pôr isso, os quatro maiores eventos de rodeio – Jaguariuna Rodeo Festival, Rodeo de Campeões (Presidente Prudente), Cowboy do Asfalto (Goiânia) e Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos – fundaram em 1996, a Federação Nacional de Rodeio Completo.

Rodeio:


- Definições e Origens


O rodeio originou-se na Espanha, foi adotado pelos mexicanos e logo após a guerra com os norteamericanos, no século XIX, adaptou-se à América colonial inglesa.

No Brasil, o rodeio é um sincretismo do esporte importado dos EUA. na década de 1950. Esta última versão do rodeio que hoje convive com a vaquejada - um jogo tradicional praticado desde o século XVI em todo o país - consiste em montar touros e cavalos não domados, com o cavaleiro permanecendo no mínimo oito segundos na montaria segurando apenas com uma das mãos, e se apoiando em uma corda, presa ao animal.

Nos EUA, a primeira competição de rodeio aparece em 1869 e desde 1975 esta manifestação tem sido interpretada como um esporte com regras de aceitação internacional, provas credenciadas e profissionalismo.

Tal tendência estendeu-se em épocas subseqüentes ao Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Brasil, com adaptações locais em termos de organização e práticas. Daí a versão brasileira manter traços de uma outra modalidade de esporte eqüestre, isto é, a vaquejada, e clima de festa, associando-se a disputas artísticas, jogos de futebol, desfiles, danças, músicas e comidas típicas.

Enquanto tal, o rodeio brasileiro é hoje um modelo de conciliação de folklore com marketing e competição esportiva, distinguindo-se todavia da influência norte-americana por não ter uma entidade central de filiações mas um pólo de radiação do esporte (cluster) representado pela cidade de Barretos-SP.




19 de agosto de 2012

PAPEL - SEU PAPEL SEM FIM





PAPEL - SEU PAPEL SEM FIM

Bill Gates “decretou”:
- O uso do papel terá o seu fim...
Claro, com certeza,
pensa em seu Windows e seus arquivos,
de pastas e subpastas.
Da memória RAM.
Agenda telefônica?
Só a do celular!
Livros?
Leiam na Internet...
Eis que deu tilt,
o back up de segurança falhou,
o disquete precisou formatar,
o pendrive travou,
o CD-ROM arranhou,
a energia acabou, o computador pifou.
O celular deu um baque...
Onde tudo se salvou?
Nos papéis impressos,
na agenda telefônica de páginas de papel,
os livros serão buscados na estante dali em diante.
Pode tudo estar no mundo virtual,
mas o papel do papel será para todo o sempre.
Desde dos papiros até o Agamenon...

VOCÊ EM FOTOGRAFIA, EU FOTÓGRAFO DO TEU SER - NO DIA DO FOTÓGRAFO PROFISSIONAL E AMADOR & DA FOTOGRAFIA



Por conta de não saber pintar, já pensei em ser fotógrafo então - mas não é tão simples e fácil assim - por isso deixo as melhores fotos aos profissionais - as cotidianas a gente, amadores, vai quebrando um galho!

Já que o dia é de quem faz fotografia bem, e da fotografia também, me resta lembrar de algo sobre quem fica em sua mira que escrevi - o que de melhorzinho sei fazer!


VOCÊ EM FOTOGRAFIA,
EU FOTÓGRAFO DO TEU SER

Você faz pose pra fotografia:
Os olhos , logo, logo, a fotografam,
Miram,  fixam, fitando demoradamente.
Parecendo fazer pose de modelo
 de pintor de quadros ou ao escultor,
Uma pintura suas feições feito miragem,
 escultural corpo em belíssima imagem.
- crème de la crème -
Moldada remodelada na roupa estilosa,
 maravilhosa de ser ver-  imagina de ter?
Quando de azul parece o céu a se ensolarar.
De amarelo o mel de abelhas de se provar.
De vermelho a atenção em doce tentação.
De verde a esperança em primavera estação.
Seu álbum suas fotos, fotogênicas
fazem o imaginário masculino viajar,
voar no bem que-te-queria...
 E será... Que me iria querer?



18 de agosto de 2012

DISCORRIMENTOS A CERCA DO AMOR E SUA ATUALIDADE





DISCORRIMENTOS A CERCA DO AMOR E SUA ATUALIDADE


Amor, o que fazer de ti?
Que os tempos estão de praticidades, objetividades,
Quão ficar em tantos egocentrismos, niilismos;
Muitas vezes chegando até vis materialistas, ou meros calculistas,
se deturpando muito as formas de encarar esta vida de agora...
Amor, o que dizer de ti?

Amor, o que dizer de ti?
Que estás acima de tudo e todos,
quando isso vira algo vão, vai na contramão ,
muitas vezes desviando-se até aos mais cruéis viés, virulentos,
se desvirtuando as formas do relacionar mútuo que aflora...
Amor, o que fazer de ti?

Amor, o que fazer de ti?
Que quando se está a busca-lo ou dá-lo,
quer o próximo ( ainda que ente amado ) se defletir,
muitas vezes barrando-o como não devia, até veemente desconsiderando,
se demonstrando não sentir tanto sua falta, que pouco o adora...
Amor, o que dizer de ti?

Amor, o que dizer de ti?
Que é o que estará mais relevante de tudo,
querido por todos toda hora, quando ao contrário é posto de lado,
muitas vezes acometem-se por algo velhaco e/ou vorazmente insensível,
se digladiando por outros sentidos de existir, pela vida afora...
Amor, o que fazer de ti?

Mas amor, não seria eu que o faria contemporâneo, inerente ao presente;
mas amor, não serás anacrônico, que ainda és 
persistente, resistente, pertinente.

Amor, tu farás por si só próprio 
ser bem mais congruente nas pessoas;
Amor, tu dirás por si próprio,
 afinal,  nos subconscientes das pessoas. 

O que cada vez menos se encara, escancara, não é amar sem conta.  O verso acima remonta a 1990 – algo mudou? O que é o amor na atualidade? Em outra postagem questionei sobre ter ou não amor eterno – como que nem amor já não se obtém? E quando tem não o retém? Veja o verso desiludido, de alguém mordido, moido, meio que descrente mas querendo ainda acreditar lá no fundo....

Sempre é dia é de se refletir sobre ele 
na sua atual conjuntura de pessoas que não se amam, 
mas podem ter amor e nem saber!


FACE DE NARCISO - " O QUE É O AMOR?" 



                                " O AMOR- COM JULIO IGLESIAS"

15 de agosto de 2012

A FÓRMULA DO AMOR(?)




“ A FÓRMULA DO AMOR(?) ”


Dizem que não existem promessas e uma fórmula,
para um bom enlace ou casamento
                       vir a dar certo.
Mas poderíamos ter premissas em forma de fórmulas:
para que,com  amor,o acasalamento
                advir  mais decerto.

Vejamos:
O AMOR com um valor absoluto, concreto,
( + ) o AMOR com confluências de intentos, de desejos intensos e sãos, contínuos,
= O AMOR de um total não bruto, mas leve, suave, gentil, harmônico.
( - ) o AMOR com divergências em ensejos,com respeito,não tensos e  não a conturbar.
( = ) o AMOR com total não líquido, mas sólido,
( x ) o AMOR por dois, amor-em-dobro, afinidade em dualidade
( ¸ ) o AMOR por dois em sua plena  cumplicidade,
( = ) O AMOR-MAIS-QUE-TOTAL, com qualidade.

E se Einstein descobriu a fórmula
da teoria da relatividade,
é da emotividade que temos outra fórmula,
da teoria da objetividade do casal,
“paraformulando” a verdadeira:
E = MC²,
Sendo que:
E de envolvimento é igual a M de motivação
vezes C de comunhão elevado ao quadrado.

Bom, depois de tudo faça a prova dos nove:
se é amor-em-amizade que   tudo congrega
se é amor-com-amor que se casa e propaga,        
e é amor-de-paixão que nada vem e apaga,
e é amor-de-pulsão  que tudo tem  e  apega,
 parafraseando o poeta
é o amor a mil, amor  que seja ao ¥ ( infinito )
                                          conquanto perdure...

                  Assim sendo, se ainda houver:
a conjunção de gestos , mas com A { de admiração } È C { de carinho };
a interseção de gostos, mas com p { de parceria } Ç I { da individualidade };
                  e se A ( de amor)  Ì  C { de companheirismo,
                  compreensão, conseqüência}
                  e se A ( de amor) É E { equilíbrio, emoção, empolgação }
                                    fazemos um conjunto ímpar de sem igual,
                                                                                  &
                                       fazemos um conjunto     par de ser   casal.
                   Como usar as frias formas matemáticas pra temática tal?
                   Antes de calculistas,românticas,calcadas pro bem > mal!



Léo Jaime e Kid Abelha ( Paula Toller ):

" A FÓRMULA DO AMOR "



JUROS? – DESCONJURO!





JUROS? – DESCONJURO!

-         Pagará parcelado?
-         Tem juros?
-         Sim?!
-         Com juros, 
             juro que nunca parcelarei.
 Com juros? – desconjuro!

Onde há lei da usura,
onde há lei de Deus,
no escorchante juros compostos,
esconjuro os juros sobre juros estratosféricos,
muros frios duros desestruturados.
Vir sermos explorados
tem termos embutidos
são embustes
   financeiros 
   monetários!





13 de agosto de 2012

NÃO SOMOS SÓ NÚMEROS






NÃO SOMOS SÓ UM NÚMERO
IDENTIDADE: Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº NºNº
CPF: Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº
E OUTROS E OUTROS NÚMEROS.
Quantas vezes acabamos nos sentindo só um número?
 Numerário de um prontuário, num anuário,
numa lista, numa fila, numa conta ou no que seja.
E quantas vezes em meio a muita gente
Sentimos só mais um na multidão?
No entanto somos na multidão únicos,
E não se é só mais um.
Nossa genética, nossa estética, 
Nosso posto, nossa procura, postura,
nossas inventividades e  impressão digital.
Por mais que sejam tantos milhões e milhões
De seres humanos, de habitantes em tantos  habitares.
De um Município, um Estado, do país, do planeta.
Fazemos número em tantas estatísticas
Mas temos nome, identidade pessoal não numérica,
E somos um a um alguém e que merece o melhor .
Cada qual com seu valor e seus valores.
Indivisível, individual e não só parte da total população.
Não esqueçamos que se é cidadão, concidadão.
De qualquer parte não está à parte do mundo,
Individuo e individualidade,
seja qual for sua naturalidade ou nacionalidade
seja qual for a sua raça ou idade.
Seja qual for o bairro, sua região,
naturalidade e nacionalidade.                                                               
Precisamos menos saber de demografia e etnia,
Mas saber de democracia, de cidadania,
Dignidade e prosperidade. E o mais em positividade.
Diante Deus, em sociedade e familiaridade.
Somos um que vale muito, vale por muitos –
não somos só números... Meros números!


Como diz a moça abaixo:
- Não seja só um número,
faça algo notável!
( ainda que não pareça ser)



DEMOCRÁTICO CAPITAL - UM IDEALISMO ECONÔMICO






O capital,
o social,
longe de serem incompatíveis e incongruentes,
podem ser conciliáveis e complementares...

Todo Ser deve ser visto como gente, não número;
não como animal ( que este já merece consideração );
não como máquina ( que esta já carece de conservação).
deve ser visto com cuidado e valorização...

As necessidades do homem em sociedade,
vão desde o espiritual ao material,
é preciso examinar as formas de um mínimo satisfazê-las,
e como se diz: corpo sano, mente sana.

Para congraçá-los, na livre iniciativa positiva
é preciso gerar riqueza econômica,
é preciso gerir riqueza humanitária,
a se mesclarem talvez...

Tornar um mundo sem o livre fluxo e refluxo
pecuniários e financeiros,
é torná-lo concessivo, a coibir,
podendo transformá-lo em contraproducente e até corruptivo...

Tornar um mundo com fomes e fracassos,
penurioso e a frangalhar,
é torná-lo injusto e impuro,
fazendo-o então indiferente e até inclemente,,,

Dia virá que tudo virará uma riqueza só:
o capital e as condições democratizadas,
a eficiência  e a produtividade incrementadas,
em prol de todos e não da excessiva concentração para uma minoria.

Dia virá que tudo verterá a uma riqueza social:
o fim dos abismos colossais,
das bases da pirâmides sócio-econômicas,
e o andar-patamar de cima não mais se assombre com o debaixo a bater sua porta...